Friday, July 21, 2006

32. O conceito de “conceito”:

“Conceito é aquilo que é compreendido por um termo, em particular um predicado. Possuir um conceito é ter a capacidade de usar um termo que o exprima ao fazer juízos; essa capacidade está relacionada com coisas como saber reconhecer quando o termo se aplica, assim como poder compreender as conseqüências de sua aplicação. O termo “idéia” foi inicialmente usado da mesma maneira, mas é hoje evitado devido a suas associações com as imagens mentais subjetivas, que podem ser irrelevantes para a posse de um conceito. (Dicionário Oxford).
"Conceitos são princípios de classificação e a eles correspondem, na linguagem, os assim ditos termos gerais ou predicados que correspondentemente podem ser chamados de expressões classificatórias" (E. Tugendhat)
“Conceitos são interdependentes. Em especial isto vale para aqueles conceitos que devem ser tematizados na filosofia. (...) O emprego das expressões linguísticas correspondentes a tais conceitos forma, pois, por isso uma rede, e precisamente esta rede que deve ser esclarecida pela filosofia." (E. Tugendhat, Reflexões, p. 7)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá! Blog ótimo. Delícia isso aqui.

Ficaria se nos permitíssemos segui-lo.

Grande abraço,

W. Gomes

1:57 PM  

Post a Comment

<< Home