Monday, July 03, 2006

13. O conceito de signo conforme Ferdinand de Saussure, no Curso de Lingüística Geral.

Ferdinand de Saussure (1857-1913) é um dos pais fundadores da Lingüística. Alguns de seus conceitos despertam muito interesse na filosofia, na psicologia, na antropologia. Saussure apresentou a Semiologia quase que ao mesmo tempo que Peirce, mas independentemente. Peirce é filósofo, Saussure é lingüista, e dizia que a Semiologia era uma ciência que abrangeria a Lingüística, e que seria abrangida pela Psicologia. Veja esse trecho:

“A língua é um sistema de signos que exprimem idéias e por isso comparáveis à escritura, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de cortesia, aos sinais militares, etc. Ela é somente o mais importante desses sistemas. Pode-se portanto, conceber uma ciência que estuda a vida dos signos no seio da vida social; esta formaria parte da Psicologia Social e, por conseqüência, da Psicologia Geral. Chamá-la-emos Semiologia. Tal ciência nos ensinaria no que consistem os signos, quais leis os regem. Uma vez que ela não existe ainda, não se pode dizer o que ela será; mas ela tem direito à existência, seu lugar está determinado de antemão.”

Entre os conceitos mais importantes de Saussure, podem ser destacados os seguintes: língua, fala, sistema (paradigma, eixo da seleção), sintagma (eixo da combinação), signo, significante, significado.
Para Saussure, “o signo lingüístico une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica”.. O signo lingüístico é, pois, uma entidade psíquica de duas faces...” “Chamamos signo a combinação do conceito e da imagem acústica.” “Propomo-nos a conservar o termo signo para designar o total e a substituir conceito e imagem acústica respectivamente por significado e significante. (p. 80 e ss. da edição brasileira)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home