Monday, July 03, 2006

10. Sintaxe, semântica, pragmática

Façamos um resumo: a Semiótica (ou Semântica Formal) é o estudo geral dos sistemas simbólicos, entre eles a linguagem. Ou ainda: o estudo dos signos linguísticos. Segundo C. W. Morris, é costume dividir-se a semântica formal em três áreas:
(1) Sintaxe, o estudo das relações entre signos. O estudo dos modos nos quais os signos de uma dada linguagem podem ser combinados para formar expressões bem formadas é uma parte da sintaxe. É o estudo dos signos em suas inter-relações.
(2) Semântica, é o estudo da interpretação dos signos, das relações entre os signos e os objetos a que se aplicam. De acordo com o filósofo Quine, é costume distinguir-se entre a teoria da referência, a qual estuda a referência ou denotação de símbolos, e a teoria do significado, que estuda o sentido ou conotação de símbolos.
(3) Pragmática, é o estudo das relações entre os símbolos, os usuários dos símbolos e e o ambiente dos usuários. É o estudo das relações entre os que utilizam o sistema e o próprio sistema. Assim, é o estudo das condições nas quais um falante usa uma dada palavra é parte da pragmática.

1 Comments:

Blogger Regina Costa said...

Gostei!!

10:29 AM  

Post a Comment

<< Home