Monday, July 03, 2006

3. Explorações e disciplinas

Para melhor situar a temática da Filosofia eu propus um esquema de classificação das disciplinas escolares (que pode ser aplicado para as ciências como um todo) que está baseado na idéia de que elas dizem respeito aos esforços humanos que visam dar conta das nossas curiosidades mais legítimas, de nossos mais legítimos anseios de compreensão e conhecimento da realidade. Nesse sentido, as disciplinas da área de Ciências Naturais – Física, Química, por exemplo – visam dar conta de como o mundo é, de como o mundo funciona, por assim dizer, sem as gentes. A Matemática fica num grupo especial, talvez junto com a Lógica, pois ela parece nada ter a ver com o mundo. Tudo o que um matemático precisa, para fazer sua ciência, é de lápis e papel, e em nenhum sentido relevante se pode dizer que o matemático precisa examinar o mundo natural ou o comportamento das pessoas. As disciplinas escolares como as Sociais e Humanas – Sociologia, História, Geografia – operam em uma outra esfera de nossa curiosidade. Elas visam dar conta de como o mundo é, com as gentes e com a gente. Os estudos de Psicologia, nesse sentido, ocupam uma espécie de espaço intermediário entre esses dois grupos, na medida em que oferece ao jovem uma discussão sobre como a(s) gente(s) funciona(m). Podemos dizer, nesse sentido, que as ciências naturais e humanas pertencem a uma e mesma área geral, a um mesmo interesse básico, que é o da compreensão do mundo, em sentido amplo: mundo natural, mundo social-histórico. A diferença importante, em todo o caso, é que no caso da compreensão do mundo social-histórico estamos pessoalmente implicados. Na aula de Educação Física o aluno pode explorar sua corporeidade; nas disciplinas de Artes o estudante explora suas capacidades expressivas.

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