Friday, July 21, 2006

39. Sobre predicados

“A função do predicado não é mais de estar em lugar de algo, mas caracterizar algo (o objeto de um termo singular) e entender o predicado é entender sua função de caracterização.” (Tugendhat, Lição 11, (p. 135 do inglês).
"A função de caracterização consiste em classificar e distinguir. Expressão que atribui uma propriedade a um objeto. Termo, na lógica tradicional.” (Pascal Engel)
Tradicionalmente, a palavra ou grupo de palavras numa proposição categórica que conota a propriedade que está sendo atribuída ao sujeito ou denota a classe à qual o sujeito está sendo incluído (ou excluído). O termo é frequentemente estendido, nos trabalhos contemporâneos, para cobrir todas as palavras ou grupos de palavras que conotam propriedades ou relações em qualquer tipo de proposição. Assim, em "Todos os homens são mortais", o predicado é "mortal".
Predicado: Um predicado é qualquer expressão que é capaz de conexão com um ou mais termos singulares para compor uma sentença. Um predicado expressa uma condição que as entidades referidas podem satisfazer, em cujo caso a sentença resultante será verdadeira.

3 Comments:

Blogger Allan said...

acho que acabei de encontrar algo que me estimule à filosofia. acredito que aqui tem muitas respostas, adorei seu trabalho.
agradeço desde já ;]

3:18 AM  
Blogger Fulvio Machado Faria said...

ótimo blog, parabéns!

6:06 PM  
Blogger Sou dos Poetas said...

Esse blog veio a ser muito importante em minha vida, principalmente agora ao estudar Linguística II, parabéns pelo trabalho.

3:38 PM  

Post a Comment

<< Home